Amigos, quem nunca se emocionou com os livros e poesias de Pablo Neruda? Ou com o filme “O carteiro e poeta” (1994), que tem cenas do poeta exilado durante a ditadura chilena na ilha de Salina, na Sicília, no sul da Itália? Nunca vou esquecer de frases como “Mario, quando você explica a poesia, ela se torna banal”. Eu me emociono sempre!
Agora vocês já imaginaram poder ter acesso a manuscritos desses poemas, edições autografadas de seus livros e até cartas escritas por Pablo Neruda?
A partir do dia 19 de março, às 19 horas, isso poderá ser possível na cidade de Barcelona. Isso porque a casa de leilões espanhola La Suite Subastas realiza nesta data um leilão com a maior coleção privada de objetos pessoais do escritor, Nobel de Literatura. É claro que tanta preciosidade tem seu valor. Estimado em 650.000 euros, o lote reúne mais de 600 itens, incluindo 21 poemas manuscritos e 2 datilografados, 164 documentos manuscritos e datilografados, 91 primeiras edições (50 com dedicatória e/ou autógrafo), 100 fotografias, 89 cartas, 12 cartões-postais, 5 livros de outros autores dedicados a Pablo Neruda e muito mais.
Todas as peças serão vendidas em um único lote, a pedido do colecionador chileno Santiago Vivanco, um enólogo que levou 25 anos para reunir todas as peças de Pablo Neruda apresentadas no leilão. “Me dava pena mantê-la em casa podendo mostrar apenas a dois ou três amigos. Acho que deve estar em um lugar onde possa ser compartilhada com outras pessoas”, afirmou na coletiva de imprensa organizada pela casa de leilões.

Agora é acompanhar para saber quem será o benemérito a comprar esses itens e torcer para ele montar logo um museu para a gente poder visitar!