Amigos, eu visitei a exposição Letizia Battaglia: Palermo, em cartaz no Instituto Moreira Sales, em São Paulo, até o dia 22 de setembro. Fiquei impressionada com a realidade nua e crua retratada pela fotógrafa siciliana.

Letizia Battaglia foi editora de fotografia do jornal L’Ora nos anos 70 e 80, época mais violenta da guerra da Máfia Cosa Nostra.
Suas imagens são extremamente intensas e brutais e sempre foram uma ferramenta de denúncia social.
Na exposição das fotografias de Letizia Battaglia, também estão imagens dos bairros pobres de Palermo, dos movimentos políticos e de um comportamento social marcante.
Com curadoria de Paolo Falcone, especialista na obra da fotógrafa, esta é uma adaptação da mostra montada em Palermo e em Roma, e apresenta 58 imagens, além de exemplares de publicações e vídeos, entre eles o documentário La mia Battaglia (2016), do cineasta siciliano Franco Maresco.
Por:Silvana Tinelli
Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.