• Papo Reto

Cinema e arquitetura, por Serena Ucelli

Amigos, conheci a querida Serena Ucelli há alguns anos no aeroporto e me chamou a atenção seu sotaque genovês inconfundível e seu sorriso contagiante. Dias depois, em um jantar na casa de amigos em comum nos reencontramos e desde então não perdemos mais contato.

Quanto mais convivemos mais vejo que a Serena Ucelli é um banho de cultura e por isso ela é minha convidada do Papo Reto de hoje. Apresentadora de um programa de entrevistas no canal Arte 1, ela tem muitas histórias para contar.

Quando entrevistou o cineasta Ettore Scola, por exemplo, ela conta que teve uma oportunidade única, às vésperas dele morrer, e que a conversa foi inesquecível. “Uma das coisas mais interessantes de fazer entrevistas é ver os diferentes pontos de vista e filosofias das pessoas. O arquiteto japonês Kengo Kuma, por exemplo, acredita que as habitações devem ser construídas com materiais naturais, como bambu. Falei com ele e pensei: ‘é verdade’. Mas depois falei com o Daniel Libeskind, responsável pelo Ground Zero, em Nova York, que faz prédios monstruosos. E meu modo de pensar mudou novamente”, disse.

Serena Ucelli também me disse que acaba de voltar da Triennale de Milão, que dessa vez tem curadoria da Paola Antonelli, curadora do Moma, que tem foco em design e arquitetura. “A palavra da vez é Antropoceno, considerada pelos cientistas a era histórica em que o homem começou a destruir a Terra. E isso motivou várias obras em exposição lá”, contou.

E ela avisa: vale ficar de olho no canal Arte 1 porque em breve deve ir ao ar sua entrevista com o diretor francês Claude Lelouch. “Me impressionou muito porque ele tem uma grande vivacidade e uma vontade de viver… é uma lição de vida, não só de cinema”, conclui.

Vale assistir a essa entrevista, meus amigos!

Continue lendo "Cinema e arquitetura, por Serena Ucelli"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.