Amigos, que saudades da Itália! E que vontade de saber quando poderemos viajar novamente depois desta pandemia maluca, né? É por isso que a minha entrevista de hoje é com o empresário Valdelírio Soares, fundador e proprietário da Cieli di Toscana, uma agência que organiza viagens personalizadas à Toscana e a outras regiões da Itália.
Ele disse que tem uma viagem programada para setembro, mas ainda não sabe se será possível viajar novamente este ano, pois os brasileiros estão proibidos de entrar na Europa e, com raras exceções, quando conseguem, precisam passar dias confinados em quarentena após a chegada.
Mas confia que o mercado do turismo deve explodir ano que vem. “Quando as barreiras abrirem e a barragem romper, em 2021, acredito que todos vão querer viajar e os preços vão subir. Por isso aconselho se organizar desde já”, disse.
Ele me contou que tem conversado com amigos e profissionais do turismo na Itália e soube que alguns hotéis estão reabrindo, com um protocolo de higienização dos ambientes.
Entre os hotéis eleitos pela Cieli di Toscana estão endereços sofisticados, como Borgo San Felice, Castello di Casole, Le Fontanelle, Locanda dell´Amorosa e de redes como Lungarno Collection e Four Seasons. “Alguns hotéis de luxo têm até criado áreas privativas, como mini villas, que isolam famílias sem conviver na área comum do hotel”.
Valdelírio comentou que os pontos turísticos e restaurantes vão abrindo gradualmente, mas com muitos cuidados e atenção ao distanciamento físico das pessoas. “A gente recomenda paciência para quem quer realmente saborear a Itália”, resume ele, que tem passado esse período em Fortaleza e, assim como eu, sonhado em voltar a viajar novamente.