Amigos, vocês sabiam que os nossos bichos de estimação sentem frio e podem pegar doenças respiratórias nessa época do ano? Eu conversei com a veterinária Michele Sandrault sobre como cuidar dos pets no inverno e é mais simples que parece.
“Nas épocas frias, todas as doenças de trato respiratório acabam sendo mais frequentes. É o caso da traqueobronquite ou tosse dos canis – que a gente chama de gripe canina para facilitar, mas não é transmitida pelo vírus influenza, como a gripe humana”, explica a veterinária.
Neste caso, vale a pena aplicar a vacina Bronchi Guard anualmente. E também ficar de olho nos primeiros sinais de uma doença, para levar seu bichinho no veterinário rapidamente. São eles: tosse, espirro, coriza e até dificuldade respiratória e secreção purulenta. Esta última pode indicar rinite, sinusite e até pneumonia. A pneumonia, aliás, pode ser fatal.
Mas como cuidar dos pets no inverno? Primeiro é importante saber que os bichinhos sentem frio, principalmente cachorros e gatos de pelo curto, então eles precisam ficar aquecidos, com coberta ou roupa. As raças peludas sentem menos, mas mesmo elas têm frio. “Além disso é importante ter alguns cuidados, como evitar mudanças bruscas de temperatura – como animal que vai para banho e tosa e depois sai do secador quente para o ar frio da rua. Também devemos levar os pets para passear nos horários em que o sol está mais quente”, alerta Michele.
Além de saber como cuidar dos pets no inverno, é importante ter uma atenção especial aos os filhotes, idosos e animais em tratamento de quimioterapia, que acabam tendo imunidade mais baixa e ficam sujeitos a infecções bacterianas. Na dúvida, sempre consulte um veterinário.
Foto: Snapwire por Pexels
Para saber mais sobre pets, visite o blog da dra. Michele Sandrault, aqui no site da Clínica Pet Pillow.