Amigos, vocês lembram do Jesus, o encantador de cães? Ele é o treinador dos meus cachorros e eu o entrevistei nesse post aqui. O nosso bate-papo fez tanto sucesso que eu pedi para ele voltar ao site e dar dicas para os cachorros ficarem mais obedientes. Tenho certeza que vocês vão adorar!
Um dos segredos é saber qual postura assumir ao lado do cão: firmeza e segurança é o que ele precisa sentir do dono. Segurar a coleira mais curta quando andar com ele pela rua e soltá-la e retomá-la sempre pelo mesmo lado, por exemplo.
A metodologia que Jesus usa para os cachorros ficarem mais obedientes é chamada positiva, também chamada de Instinto de Presa. Ele usa brinquedos e alimentos para motivar o cão a se comportar direitinho. Mas e se o seu amigo de quatro patas não liga para petiscos? Aí entra o estímulo negativo. Não entendam mal, esse estímulo não maltrata nossos amigos, apenas demanda que a gente encoste delicadamente, mas com firmeza no animal.
Para entender melhor, assistam ao vídeo e entendam por que eu confio tanto no Jesus para os meus cachorros ficarem mais obedientes.