Amigos, isso é que é ser um tartaruga ninja! Vocês lembram do Diego? Para quem não lembra, vou contar aqui. Mas antes um pouco de história: o naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução, escolheu o arquipélago de Galápagos para estudar devido à enorme biodiversidade das ilhas.
Mas com o passar do tempo, o descaso dos humanos com a natureza também atingiu a região: pesquisadores constataram que, há 50 anos, havia apenas 2 machos e 12 fêmeas de uma espécie de tartarugas gigantes. Pra piorar, os animais estavam espalhados demais para que pudessem se reproduzir.
Então, os dois machos receberam uma missão: copular o máximo possível para garantir a sobrevivência da espécie. Um dos dois em especial, apelidado de Diego, teve cerca de 800 filhotes no centro de reprodução em que passou a viver, na ilha Santa Cruz.
“Com 80 kg, 90 cm de comprimento e 1,5m de altura (se esticar suas pernas e pescoço), Diego é o macho dominante entre os três selecionados para recuperar a espécie”, dizia a reportagem da BBC de 2016, quando a história da tartaruga ficou conhecida.
Esta semana, Diego voltou a ser notícia: ele completou 100 anos e o programa de acasalamento se mostrou bem sucedido. Portanto, o famoso super herói tartaruga vai poder se aposentar e voltar em março para sua ilha nativa, Española, segundo informou o serviço de Parques Nacionais de Galápagos (PNG).
Foto: Divulgação / Parque Galápagos
Por:Silvana Tinelli
Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.