• Receitas

Arroz de pato da minha nora

Amigos, sempre digo que família que cozinha unida permanece unida, por isso chamei minha nora, Ana Paula Tinelli, para fazer seu delicioso arroz de pato. Ela é uma cozinheira de mão cheia – puxou isso de sua mãe, que é mineira – e olha que tem um marido e três filhos que gostam de comer bem. “E agora na quarentena, então? Não tem nada para fazer, então vamos comer”, brincou.

Dessa vez, fiquei só aprendendo, porque adoro esse arroz de pato. Prato típico português, ele tem muitas variações. A versão da Ana é feita na panela e leva paio e azeitonas verdes. Por isso, inclusive, é importante prestar atenção na hora de salgar, porque parte dos ingredientes já é salgada.

Para quem nunca fez arroz de pato também vale um aviso: é uma carne muito gordurosa, então antes de usar o caldo do cozimento para o arroz, vale retirar a gordura que se solidifica por cima da panela de pressão. Agora, vejam o passo a passo:

 

Receita de arroz de pato

Ingredientes:

Um pato inteiro (de cerca de 2 kg)

Alho, alecrim, louro, sal e pimenta-do-reino a gosto para temperar o pato

1 copo de vinho tinto

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola grande

100 gramas de arroz parboilizado

1 paio em fatias finas

15 azeitonas verdes grandes sem caroço

Salsinha à vontade

 

 

Como fazer:

Em uma panela de pressão coloque o pato temperado, o vinho e cubra com água. Depois que a carne estiver macia, desfie grosseiramente com as mãos e reserve o caldo. Quando ele esfriar, retire com uma concha a camada superficial de gordura.

Em uma panela à parte, doure no azeite a cebola. Acrescente o paio e o arroz e cubra com o caldo. Coloque as azeitonas e, quando o arroz estiver quase macio (cerca de 10 minutos depois), coloque o pato desfiado e finalize com salsinha. Se necessário, acerte o sal e bom apetite!

 

 

 

Continue lendo "Arroz de pato da minha nora"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.