Amigos, nesses dias em que não temos saído de casa, nada como aproveitar o feijão cozido em uma deliciosa receita italiana: o minestrone.
Consumido normalmente no verão na Itália, ele nada mais é que uma sopa de legumes e é uma boa forma de aproveitar o feijão cozido.
Segundo o site do Palazzo Ducale de Gênova, existe uma lenda em torno do prato: a de que teria sido criado por um pobre camponês para conquistar uma princesa. De acordo com a história, é por isso que o prato “se tornou o mais popular da Itália, apreciado por nobres e populares, por jovens e velhos, no mar e na montanha, na planície e no campo”. Achei divertido e curioso, mas agora vamos aprender como aproveitar o feijão cozido na receita de minestrone?
Receita de minestrone
Ingredientes da sopa:
2 litros de água
1 bowl pequeno de ervilhas frescas ou congeladas
1 bowl pequeno de favas frescas (ou de lata ou congeladas já cozidas)
5 batatas descascadas e cortadas em cubos
2 conchas de feijão branco pré-cozido
2 conchas de feijão rajado pré-cozido
4 abobrinhas pequenas em cubos
Ingredientes do pesto:
200 gramas de queijo parmesão ralado
1 dente de aho
½ copo americano de água
1 punhado de folhas de manjericão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Modo de fazer:
Com o fogo desligado, coloque em uma grande panela a água, as ervilhas, as favas, as batatas, os feijões e as abobrinhas. Tampe a panela e deixe no fogo por uma hora (a uma hora e meia). Quando estiver tudo cozido, bata no liquidificador ou no processador os ingredientes do pesto. Coloque o pesto na panela e já aproveite o liquidificador para bater 3 conchas da sopa. É assim que ela fica bem grossinha. Bom apetite!