Amigos, os dias mais frios do ano estão chegando e, com mais tempo para cozinhar por conta do isolamento social, resolvi dividir com vocês essa receita italiana de risoto com linguiça e feijão fava. Na Itália, esse prato típico da Toscana é feito com esse feijão grande chamado de fava, mas ele pode ser feito também com feijão branco, que é maior e bem delicado.
Esse é um prato da famosa comfort food e é elaborado, mas ao mesmo tempo simples de fazer. É preciso prestar atenção na qualidade dos ingredientes: um bom caldo de carne, uma linguiça artesanal (eu usei apimentada) e uma folha de louro na hora do cozimento das favas fazem toda a diferença.
Além disso, tem o vinho: não caiam no conto de que vinho para cozinhar precisa ser barato. Podem colocar uma taça do que vocês estiverem bebendo e certamente vai ficar gostoso. Neste risoto com linguiça e feijão fava, dá para usar vinho tinto ou branco, vocês que escolhem.
Vamos agora ao passo a passo?
Receita de risoto com linguiça e feijão fava
Ingredientes:
1 copo pequeno de azeite
1 cebola picada
2 xícaras de arroz arbóreo
500 gramas de linguiça sem pele
200 gramas de feijão branco ou fava
1 litro de caldo de carne
1 taça de vinho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer:
Em uma panela funda, ferva as favas na água com uma folha de louro por cerca de 20 minutos. Desligue antes de ficar totalmente cozido. Em outra panela, leve à fervura o caldo de carne. À parte, em uma frigideira, doure no azeite a cebola. Acrescente a linguiça esmigalhada e mexa bem. Coloque o arroz e misture mais um pouco. Cubra com o caldo de carne, mexendo sempre. Acrescente as favas e vá mexendo e cobrindo com o caldo na medida em que secar até o arroz ficar no ponto al dente. Ao final, vire o vinho e cubra a panela por dois minutos. Agora, é só acertar sal e pimenta e bom apetite!