Amigos, hoje o dia amanheceu mais triste, pois Ennio Morricone, um de meus compositores preferidos, morreu em Roma, aos 91 anos.
Um comunicado divulgado hoje cedo informou que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua família”. Segundo a nota, ele “permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim”.
Ao longo de sua carreira de mais de 50 anos, o gênio Ennio Morricone compôs trilhas sonoras para quase 500 filmes, incluindo vários do gênero faroeste, como o clássico “Três homens em conflito” (1966). Sabe aqueles acordes que vocês já escutam na cabeça quando pensam no cenário inóspito do velho oeste? Então. Provavelmente são dele. “Inventei a melodia partindo de um assobio”, contou em uma entrevista na época.
Por “Os oito odiados”, faroeste de Quentin Tarantino de 2016, finalmente ganhou o Oscar, para o qual já havia sido indicado outras cinco vezes. “Não existe uma música importante sem um grande filme que a inspire”, disse em seu discurso durante a premiação.
O filme “Cinema Paradiso” (1988) também não seria o mesmo sem o trabalho de Ennio Morricone, pois é conhecido por ter uma das trilhas sonoras mais bonitas da história do cinema. Eu acho também.
Nesse vídeo maravilhoso é possível ouvir os maiores hits de Ennio Morricone e acho que não tem forma melhor de se despedir dele. Vejam:
Foto: Divulgação