“A sociedade foi programada durante muito tempo para não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas”. Amigos, fiquei emocionada quando li essa frase dita no domingo pela nova Miss Universo, a sul-africana Zozibini Tunzi.
O evento aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos, e reuniu 88 candidatas. Desde 2011 uma negra não vencia o concurso Miss Universo, e a fala de Zozibini veio carregada de emoção. “É uma honra absoluta representar, como negra e africana, a inclusão e a diversidade” foi outra frase tocante dita por ela.
De acordo com o site Glamurama, a Miss Universo 2019 é formada em relações públicas e se formou na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo, em 2018. Ela realizou um estágio durante a pós-graduação no departamento de relações públicas de Ogilvy Cape Town. Sua mãe, Philiswa Nadapu, é diretora de escola em Bangweni JSS, em uma vila chamada Bolotwa. O pai, Lungisa Tunzi, trabalha em Pretória, no departamento de ensino superior e treinamento.
Belíssima, ela foi a terceira sul-africana da história a vestir a coroa, deixando para trás Madison Anderson, de Porto Rico, que ficou em segundo lugar. O terceiro foi para a mexicana Sofía Aragón e a brasileira Julia Horta ficou classificada entre as 20 mais bonitas, mas não avançou até a rodada final.