A mais conhecida das ilhas gregas, Mykonos é muito charmosa. Com toda a arquitetura azul e branca que a gente vê nos filmes, ainda tem umas ruelas em que é gostoso a gente se perder e se surpreender a cada esquina.
Tinha cada igreja mais bonitinha! A vida noturna também é muito badalada e as águas… geladas, o que não é uma má ideia diante do calor que pegamos por lá.

Mas vamos ao que interessa: o que comer em Mykonos? Comece pelo delicioso azeite, que cai bem com todos os pratos. Dito isso, vale conhecer o restaurante Spilia Sea Side: é uma graça. Fica dentro de uma gruta e é “decorado” com ingredientes fresquíssimos, pescados e colhidos na hora, como os polvos da foto que abre esse post. É um ambiente muito alegre, com gente bonita e a comida é show. A experiência já começa antes de entrar na gruta, porque a gente precisa passar por uma passarela que começa na praia.

Para jantar, eu adorei a animação do Interni, o drinques e a cozinha de inspiração cantonesa do Ling Ling-Hakkasan – que fica na cidade antiga – e o Katrin, que fica ao ar livre e tem um famoso cabrito assado. O Katrin não fica no circuito turístico óbvio (então, vale se informar nas ruas do centro como fazer para chegar lá a pé), mas o serviço é impecável e a flor de abobrinha empanada, deliciosa. Lembram que eu ensinei a receita aqui?

E é claro que estar na Grécia e não ir à praia é um pecado. Então, anotem aí: minhas praias favoritas em Mykonos foram Nammos e Principote, além dos beach clubs Jackie O (onde eu vi o show cover do Freddie Mercury que aparece no vídeo) e Scorpios, na região sul da ilha. O Scorpios é conhecido pelos rituais de pôr-do-sol.

Fotos: Helio Pires e acervo pessoal